quarta-feira, outubro 25, 2006

A importância do Sistema de Identidade Visual nas Universidades


O Sistema de identidade visual também conhecido como Programa de Identidade Visual é como se configura objetivamente a identidade. Esse sistema é formado por vários ítens que veiculam os elementos básicos da identidade visual, como por exemplo: o logotipo, o símbolo, a marca, as cores institucionais e o alfabeto institucional, além de outros eventuais elementos acessórios, que são aplicados em materiais específicos ( papelaria, letreiros, uniformes, sinalização, embalagens, gráfica ambiente etc)

Os valores puramente de rigor estético são ultrapassados quando a identidade visual da instituição de ensino é personalizada e principalmente bem administrada.

Cada instituição de ensino apresenta características únicas de sua personalidade, traduzidas na imagem de sua Marca, constituída pelo seu Símbolo e Logotipo.

Qualquer instituição de grande, médio ou pequeno porte; ganha forças e importâncias fundamentais a partir da sua identidade visual bem planejada, abrangendo às várias extensões de relacionamento da instituição de ensino, seja ela; com o público interno e externo, na utilização dos veículos de circulação: papelaria comercial (cartão de visita, papel de carta, envelopes, etc.), impressos promocionais (folder, cartaz, adesivo, camiseta, etc.), impressos editoriais (livro, cartilha, revista, etc.), frota de veículos, embalagens, uniformes, e outros.

A ausência desse planejamento, a inadequada utilização da identidade visual, diluirá a personalidade da instituição e esta deixará de aproveitar os recursos naturais de veiculação do seu conceito junto aos seus alunos e potenciais alunos.

Um projeto de identidade visual prevê a utilização de elementos de identidade, e suas aplicações corretas, preservando assim a autenticidade e a personalidade de uma escola.

A Identidade Visual é um dos principais fatores estratégicos de criação de diferencial competitivo para as Instituições de Ensino e de criação de benefícios para os alunos. A intenção de competir, utilizando Identidade Visual para diferenciar a sua marca, pode levar as instituições de ensino para um lugar de destaque no mercado. E isso é possível com uma campanha bem integrada de gerenciamento e posicionamento de identidade visual.

Analisar os benefícios de percepções experimentais proporcionadas por um bom planejamento de sua identidade visual é de extrema importância para desenvolver e implementar uma identidade educacional que vai além dos serviços que normalmente são oferecidos por uma instituição de ensino. Esse sistemaé um dos fatores primordiais na construção ou transformação de marcadores visuais em símbolos sensoriais que representam a marca educacional de maneira adequada e alinhada com o posicionamento da instituição e é capaz de fascinar os alunos veteranos e os potenciais alunos pelas sensações sensoriais que é capaz de proporcionar.Também é responsável por formar quase todas as percepções que a escola quer passar para o seu público. Tudo o que envolve a formação da identidade visual vai formando na mente do público uma determinada imagem, que tanto pode ser positiva, quanto negativa. A identidade visual é um dos principais veículos de formação da imagem corporativa.


adaptado do livro: Sistemas de Identidade Visual - Maria Luísa Peón

Nenhum comentário:

Case Barack Obama - Marketing Viral e Redes Sociais

Incrível vídeo Geração Y