segunda-feira, outubro 16, 2006

Conceituando Branding

(Wandy Cavalheiro)

1 - Conceituando Branding – o que é, e o que envolve. O tangível e o intangível. Branding é questão de sobrevivência.

Antes de conceituarmos Branding, vamos situar o marketing para Instituições de Ensino. O marketing educacional requer um tratamento especial em todas as suas dimensões: como cultura, como estratégia e como tática. O setor de marketing de uma IE tem de ser uma área de liderança para poder lutar por resultados a curto e a longo prazo.

Na evolução do marketing passamos por varias fases: valorização do produto; das vendas; valorização do cliente, satisfação de suas necessidades, até chegarmos a um marketing baseado na construção pelo consumidor de experiências e conhecimento. Passamos a um conceito maior de interatividade entre o cliente e o prestador de serviço: o marketing de relacionamento, que precisa estar hoje muito presente.Para que se possa “tocar o coração do público-alvo”, é preciso conhecê -lo, saber seus desejos e customizar os esforços em ações altamente direcionadas.A evolução deste conceito fez com que chegássemos exatamente ao Branding que é na realidade uma nova filosofia de gestão.

No desenvolvimento dos modelos de administração, que passaram de orientado para a Produção e depois para o Marketing, claramente entramos na era das empresas orientadas para a Marca, em que toda gestão, incluindo a definição de Missão, Valores e Estratégias de Crescimento, está baseada na criação de valor da marca.
Branding é uma filosofia de gestão com foco na marca. È uma filosofia empresarial que coloca a marca no centro de todas as ações que criam valor para o negócio.

Analisando a origem semântica da palavra “Brand” ela vem de “Burn” que significa queimar / marcar, designando três níveis:
1. Propriedade – marca de gado
2. Origem – marca em cerâmicas
3. Identidade Social – monogramas, heráldicas

Branding é uma abordagem de gestão que busca aumentar a atratividade
da marca (valor) em todos os seus públicos de interesse.

E O QUE É UMA MARCA?
Marca é alma da empresa (cultura+ identidade).

Segundo o dicionário Aurélio, uma marca pode ser definida como: (a) Sinal distintivo de um objeto, (b) Desenho ou etiqueta de produtos industriais, (c) Categoria, qualidade.

Segundo Kotler, a marca é um termo, sinal, símbolo ou design, ou uma combinação deles, que deve identificar os bens ou serviços de uma empresa e diferenciá-los daqueles de seus concorrentes.

Em suma, a marca é um nome atribuído a um produto ou serviço. Mas, é um nome poderoso, que faz com que um consumidor prefira um produto “B”, a um produto “A”, simplesmente porque ele se chama “B”. É a marca que faz com que uma boneca Barbie seja vendida a cada 2 segundos no mundo, 40 milhões de pessoas comam em um McDonald’s por dia e 80% dos refrigerantes consumidos no mundo tenham apenas 4 rótulos diferentes.

Trata-se de um verdadeiro relacionamento entre empresa e consumidor, que gera vantagem competitiva para as empresas e determina as decisões dos consumidores, incentivando-os a experimentar, gostar, repetir e recomendar um produto aos seus amigos. Um relacionamento que pode chegar a ser tão profundo a ponto de “apaixonar”, “hipnotizar”, “fidelizar” um cliente, que sempre verá a marca como algo de grande valor e importância.

Marca é uma cultura e uma dinâmica de relações estabelecidas entre a empresa/ instituição, o produto e a comunidade que cria valor para todas as partes interessadas.

O estudo das marcas gerou uma nova filosofia de gestão conhecida como Gestão com foco na Marca (Branding), que tem sido tema de publicações, artigos e cursos em todo mundo.

Branding não é uma atividade ou um projeto. É uma nova postura empresarial. Branding ou gestão eficiente da marca é uma questão de sobrevivência.

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