terça-feira, fevereiro 06, 2007

Marketing na sala de aula



De nada adianta a escola direcionar esforços em campanhas publicitárias ou orientar os seus funcionários para que seja feito um bom atendimento telefônico se o professor em sala de aula não corresponder as expectativas da escola e não fizer o seu marketing em sala de aula.

Portanto, em suas reuniões com o corpo docente o Gestor deve sempre lembrar da necessidade do Marketing na sala de aula, que nada mais é que o cuidado com a postura e com uma aula bem preparada e bem praticada.

Embora não esteja no escopo do trabalho do professor, ele é um dos responsáveis pelo Marketing da Escola. Dessa maneira, a sala de aula passa a ser, também, responsável pela manutenção e captação de alunos.

Em uma das reuniões com sua Equipe, lance a pergunta:

- O que um professor vende na sala de aula?

O papel do professor é estimular o aluno ao estudo, procurando direcionar o seu aprendizado. Ao ser admirado, o professor passa o melhor possível: a credibilidade.

Um professor vende muito mais que "matéria dada", vende simpatia, amor, dedicação, ensinamentos, prazer na descoberta e na pesquisa, o nome da escola. Daí o cuidado na contratação de um novo profissional.

É preciso muita atenção para que os profissionais tenham "resistência psicológica" - uma combinação de otimismo, flexibilidade e capacidade de lidar com críticas ou situações dificeis, sem se sentirem ameaçados.

Conhecer a missão, a visão e os valores da instituição e passar sempre a mesma mensagem já é um grande passo a ser dado no caminho a ser seguido para a construção de uma marca forte.

Texto adaptado do Livro: Dicas de Marketing Escolar - Ana Célia Ariza.

2 comentários:

Anônimo disse...

Lú, gostei do blog, bons textos. Com certeza lerei com mais freqüência.
b.
Fábio Caim

Paulo Peres disse...

Luciane, acho que além dele vender essa tal 'matéria dada', ele é o intermediador entre o cliente (o aluno) e empresa (a escola), que capta informações dos alunos, monitora e ainda (re)passa informações para seus alunos.
Ele é o principal elo, realmente, para se contruir uma boa imagem e um serviço qualificado de educação.
abraços

Case Barack Obama - Marketing Viral e Redes Sociais

Incrível vídeo Geração Y