
De nada adianta a escola direcionar esforços em campanhas publicitárias ou orientar os seus funcionários para que seja feito um bom atendimento telefônico se o professor em sala de aula não corresponder as expectativas da escola e não fizer o seu marketing em sala de aula.
Portanto, em suas reuniões com o corpo docente o Gestor deve sempre lembrar da necessidade do Marketing na sala de aula, que nada mais é que o cuidado com a postura e com uma aula bem preparada e bem praticada.
Embora não esteja no escopo do trabalho do professor, ele é um dos responsáveis pelo Marketing da Escola. Dessa maneira, a sala de aula passa a ser, também, responsável pela manutenção e captação de alunos.
Em uma das reuniões com sua Equipe, lance a pergunta:
- O que um professor vende na sala de aula?
O papel do professor é estimular o aluno ao estudo, procurando direcionar o seu aprendizado. Ao ser admirado, o professor passa o melhor possível: a credibilidade.
Um professor vende muito mais que "matéria dada", vende simpatia, amor, dedicação, ensinamentos, prazer na descoberta e na pesquisa, o nome da escola. Daí o cuidado na contratação de um novo profissional.
É preciso muita atenção para que os profissionais tenham "resistência psicológica" - uma combinação de otimismo, flexibilidade e capacidade de lidar com críticas ou situações dificeis, sem se sentirem ameaçados.
Conhecer a missão, a visão e os valores da instituição e passar sempre a mesma mensagem já é um grande passo a ser dado no caminho a ser seguido para a construção de uma marca forte.
Texto adaptado do Livro: Dicas de Marketing Escolar - Ana Célia Ariza.
2 comentários:
Lú, gostei do blog, bons textos. Com certeza lerei com mais freqüência.
b.
Fábio Caim
Luciane, acho que além dele vender essa tal 'matéria dada', ele é o intermediador entre o cliente (o aluno) e empresa (a escola), que capta informações dos alunos, monitora e ainda (re)passa informações para seus alunos.
Ele é o principal elo, realmente, para se contruir uma boa imagem e um serviço qualificado de educação.
abraços
Postar um comentário