segunda-feira, outubro 29, 2007

Tropa de Elite: Case Brasileiro de Buzz Marketing


Sucesso absoluto de bilheteria no Brasil. Nunca um filme fez tanto sucesso com o público quanto “Tropa de Elite”. Mas qual é o segredo do seu sucesso? Tratar polícia como polícia? Tratar ladrão como ladrão? Tudo isso pode até ser um dos fatores que levaram esse filme a ser tão comentado e tão assistido, porém uma coisa é certa: O Filme é bom! Há tempos que nós brasileiros esperávamos por um filme assim.

O filme tropa de elite conta a história de um capitão do BOPE que quer deixar o posto e busca um substituto, ao mesmo tempo em que 2 amigos se destacam por sua honestidade como policiais. Dirigido por José Padilha (Ônibus 174) e com Wagner Moura e Caio Junqueira no elenco.

De acordo com o site: http://www.adorocinema.com/filmes/tropa-de-elite/tropa-de-elite.asp , após ter a equipe seqüestrada e as armas cenográficas roubadas durante as filmagens de Tropa de Elite, o diretor José Padilha teve uma cópia pirata do filme circulando antes de sua estréia nos cinemas. A cópia, que não era a edição definitiva do filme, foi vendida em camelôs 2 meses antes do lançamento.

Mas o que quero refletir aqui não é a qualidade do filme em si. O que quero dizer é que além de o filme ser muito bom, o marketing que a produção utilizou foi excelente. Nunca poderemos saber se os produtores pegaram carona no roubo acima para justificar as cópias circulando antes mesmo do filme sair no cinema.

Mas para nós, que entendemos um pouco de marketing, sabemos que o filme Tropa de Elite usou a própria “bandidagem” para fazer o viral, o boca a boca e o buzz antes mesmo do filme sair no cinema. Aguçando a curiosidade e levando as pessoas a sentirem a vontade de assistirem a um suposto filme proibidão.

Na rua 25 de março, reduto dos camelôs, dias antes da estréia do filme no cinema, já estavam vendendo o “BOPE” ou “Tropa de Elite”. As pessoas nem sabiam do que se tratava o filme...mas os camelôs já sabiam muito bem o que falar. Isso foi tomando uma proporção absurda, a tal ponto de crianças já estarem cantando nas ruas a música do filme.

Alguns sites estimam que mais de 01 milhão de cópias piratas já foram vendidas antes mesmo do lançamento no cinema, e o que mais espanta é que pessoas que assistiram ao piratão estão fazendo questão de ir ao cinema conferir o filme.

Outro ponto positivo para o marketing do filme é que tem como protagonista o Capitão “Nascimento”, interpretado por Wagner Moura, que já estava fazendo sucesso na novela Paraíso Tropical. Outro fator que também ajudou muito é que escutamos notícias todos os dias sobre o tráfico no Rio de Janeiro e as invasões de suas favelas e sabemos claramente que a policia não é santa, pelo contrário é extremamente cruel.

Todos esses ingredientes colaboraram para o sucesso do filme. Ainda mais com o empurrãozinho do Buzz Marketing.

Mas o que é o Buzz Marketing?

Define-se como “Buzz Marketing” o marketing do rumor, do boca a boca, que utiliza-se do conceito do marketing de permissão em favor de uma marca ou de um produto. A idéia por traz do Buzz Marketing é induzir os consumidores a disseminar um produto ou marca entre sí, difundindo os diferenciais, vantagens e benéficos da marca ou produto sem que haja a intervenção das empresas detentoras da marca e produto, ou seja sem o amplo uso das técnicas de marketing de interrupção.

A palavra “Buzz” é utilizada como associação a outras palavras que relembram a troca de idéias entre pessoas. Buzz é sinônimo de : zun zun zun e buxixo na língua portuguesa. Outra associação usualmente feita está associada ao zumbido das abelhas indo de flor em flor disseminando o pólen; ou seja uma associação direta entre pessoas e abelhas disseminando pólen e idéias.

E por tudo que foi colocado, considero tropa de elite o “Case brasileiro de Sucesso” do Buzz Marketing.

Concorda comigo? Ou viajei demais?
Luciane Chiodi

Um comentário:

Anônimo disse...

Concordo plenamente com voce, o filme Tropa de Elite é um "Case Brasileiro de Sucesso" do Buzz Marketing.
Tenho certeza que não viajou.
Fábio Luiz

Case Barack Obama - Marketing Viral e Redes Sociais

Incrível vídeo Geração Y