quinta-feira, novembro 29, 2007

Profissão Blogueiro

Com a chamada Web 2.0 o internauta conheceu uma nova forma de navegar na internet, e com isso está conseguindo se libertar de muitas barreiras que os impediam de serem criativos e inovadores.

E essa comunicação simultânea não interferiu somente em pessoas como nós, mas está interferindo também no cotidiano de grandes empresas, que estão percebendo que podem usar da participação, da colaboração e da interatividade em seu próprio benefício.

Na Web 2.0 a arrogância fica de fora. As grandes sacadas são as grandes vedetes desse ambiente. É a coletividade que ditam as regras, é a voz de cada pessoa que monta a cara e enriquece a web. Os conceitos são construídos gradativamente, através de fóruns, chats, comunidades e principalmente através dos blogs.

E os blogs como filhotes da Web 2.0, se apresentam como uma ferramenta poderosa de colaboração na construção de um conteúdo, inclusive de aumentar o poder intelectual do coletivo, ou seja, de todas as pessoas que participam com o seu ponto de vista nos conteúdos postados nos blogs.

O Blog ou Weblog é um tipo de website pessoal, ou seja, elaborado por uma pessoa, mesmo sem conhecimento de informática, para divulgar textos, fotos, ou até seu diário particular. Por meio de blogs as pessoas participam de comunidades on line e constroem redes de relacionamento.


A simplicidade de funcionamento proporcionou um aumento extraordinário no número de blogueiros e de conteúdos relevantes. As pessoas colocam conteúdos sobre todos os tipos de assuntos. São discutidos temas de toda e qualquer natureza e os internautas não precisam fazer um curso para fazer isso. É tão simples que hoje, qualquer pessoa pode ter um blog, sem ter que pagar para isso ou pedir para que alguém faça.

Todo mundo pode ter um blog. Além de ser gratuito e simples é rápido e eficiente. Existem muitas ferramentas que oferecem a possibilidade de se criar um blog, inclusive sem conhecer a linguagem adequada para a internet.

Atualmente as principais ferramentas de construção de blogs são obtidas com muita rapidez, facilidade e custo quase sempre zero. As mais conhecidas são o Wordpress (http://www.wordpress.com/) que foi criado a partir do já desaparecido b2/cafelog e é hoje o mais popular na criação de weblogs, pois possui código aberto e gratuito. E o Blogger (http://www.blogger.com/), o usuário não tem que escrever nenhum código ou preocupar-se com instalação de programas em servidores ou scripts.

Algumas empresas já perceberam a influência dos Blogs na opinião pública. E diante desse panorama surgiu uma nova profissão: A profissão Blogueiro. O mais incrível disso, é que geralmente, os blogueiros contratados são pessoas de fora das instituições. São pessoas contratadas para alimentarem e manterem os blogs no ar.

A natura é um exemplo bem interessante. Ela contratou os serviços da blogueira Luciana Soldi Bullara como blogueira oficial da natura chronos.

Luciana diz que sempre gostou muito dos produtos Natura e sempre admirou muito a postura e filosofia da empresa. No ano passado, deu vontade e ela resolveu ser Consultora. Com essa aproximação maior que ela teve com o universo da Natura, ela alega, que passou a admirar mais ainda produtos/empresa, o que lhe deu um estalo e pensou em usar o poder de um blog para disseminar essa percepção que ela tinha com relação à marca Natura.
Está certo que o conhecimento técnico sobre web e blogs ajudou muito e fez com que o seu blog tenha uma audiência considerável e um ótimo pagerank em ferramentas de busca. Isso de certa forma chamou a atenção da Natura, além do fato de que o blog dela se diferenciava de todos os blogs de outras consultoras Natura por não se focar na venda de produtos e na atividade de consultoria, e sim em conteúdo. Daí, bastou o blog dela ser citado por um consultor de web contratado por eles como exemplo de blog e eles resolveram entrar em contato com ela com a idéia de um blog para a Campanha Chronos 2007.

Em conversa com a Luciana por Email ela disse que escreve em dois blogs: o http://movimentonatura.wordpress.com/ que foi por onde a Natura a descobriu e um outro Blog que foi feito para uma Campanha de Vendas junto às Consultoras Natura, que termina em 30/11 e pelo qual ela é remunerada http://blogcampanhachronos.natura.net/.
Por enquanto Luciana é a única a desenvolver este tipo de trabalho para a natura. O trabalho que ela desenvolve é focado totalmente na comunicação com a Força de Vendas Natura (Consultoras e Consultores). Como o blog pontual para a Campanha Natura Chronos 2007 está para acabar, a Natura já informou que existe a intenção em continuar com uma comunicação por blog durante mais um ano.

Com a natureza que a internet possui e as ferramentas facilitadoras disponíveis, as pessoas podem usar a criatividade e ter o seu trabalho reconhecido por uma empresa que esteja disposta a pagar para que o seu blog faça parte do programa de comunicação da empresa.

E finalmente, o blog é um negócio rentável e pode render dinheiro. Basta apenas ser criativo, conhecer as ferramentas e blogar com vontade.
Luciane Chiodi

Nenhum comentário:

Case Barack Obama - Marketing Viral e Redes Sociais

Incrível vídeo Geração Y