A Web 2.0 surgiu como uma revolução no modo de usar a WWW e de navegar das pessoas. Isso porque a Web 2.0 evoluiu do modelo de mera provedora de usuário, para um modelo onde o usuário é incentivado a participar e colaborar, opinando, escrevendo e inclusive organizando conteúdo.
Somos nós internautas que construímos o conteúdo e ditamos os rumos da tecnologia. Somos nós que aceitamos determinado conteúdo ou não. Somos livres para colaborarmos com o que quisermos.
Devido a essa liberdade, tudo na Web 2.0 é interativo. E quanto mais o internauta tem o poder de escolha, mais as empresas de tecnologia precisam de readaptar a esse movimento.
Na Web 2.0 a arrogância fica de fora. As grandes sacadas são as grandes vedetes desse ambiente. É a coletividade que ditam as regras, é a voz de cada pessoa que monta a cara e enriquece a web. Os conceitos são construídos gradativamente, através de fóruns, chats, comunidades, blogs.
Essa abordagem da Web 2.0 fortalece a Inteligência Coletiva, onde cada indivíduo colabora com conteúdo para benefício de todos. Esses conceitos já eram tratados como peças-chave nos Portais Corporativos, mas estavam restritos às organizações que os adotam e ao ambiente corporativo, que possui estrutura hierárquica, políticas de uso, ética e outras regras bem definidas.
ALGUNS FILHOTES DA WEB 2.0
BLOGS
O Blog ou Weblog é um tipo de website pessoal, ou seja, elaborado por uma pessoa, mesmo sem conhecimento de informática, para divulgar textos, fotos, ou até seu diário particular. Por meio de blogs as pessoas participam de comunidades on line e constroem redes de relacionamento. Segundo a empresa Technorati, em julho de 2006 existiam 55 milhões de blogs na internet.
YOU TUBE
O Youtube foi criado por Chad Hurley e Steve Chen. O site está no ar desde de fevereiro de 2005. O site foi adquirido em novembro de 2006 pelo Google, por 1,65 bilhões de dólares.
MYSPACE
O Myspace foi criado por Tom Anderson e Chris DeWlfe em julho de 2003. É um site de relacionamento focado em música. Em 2005, foi adquirida pela News Corp pelo valor de 580 milhões de dólares.
DEL.ICIO.US
Criado por Joshua Schachter em setembro de 2003. É um site denominado Social Bookmarking que é a denominação aos serviços online de armazenamento e compartilhamento de endereços de sites favoritos. Foi adquirido pelo Yahoo.
FLICKR
Criado por Caterina Fake e Stewart Butterfield em 2002. Recebe mais de 24 milhões de visitantes por mês
WIKIPÉDIA
Criada em 2001 por James Waltes, possui mais de 7,5 milhões de artigos publicados em 253 línguas. É uma enciclopédia livre. O conteúdo é o usuário registrado que coloca .
Hoje, saber lidar com essa nossa realidade e também reaprender a se relacionar no ambiente interativo é importante para a evolução pessoal. Tanto é, que muitas profissões estão surgindo diante dessa nova realidade. Esse mundo virtual incrivelmente dinâmico cria boas oportunidades de emprego na vida real. As empresas começaram a perceber que muitas ferramentas da Web 2.0 que antes era vista como passatempo de muitas pessoas hoje é uma necessidade urgente nas empresas, como no caso dos blogueiros e de pessoas que são contratadas para conduzir os avatares dentro do Second Life.
Somos nós internautas que construímos o conteúdo e ditamos os rumos da tecnologia. Somos nós que aceitamos determinado conteúdo ou não. Somos livres para colaborarmos com o que quisermos.
Devido a essa liberdade, tudo na Web 2.0 é interativo. E quanto mais o internauta tem o poder de escolha, mais as empresas de tecnologia precisam de readaptar a esse movimento.
Na Web 2.0 a arrogância fica de fora. As grandes sacadas são as grandes vedetes desse ambiente. É a coletividade que ditam as regras, é a voz de cada pessoa que monta a cara e enriquece a web. Os conceitos são construídos gradativamente, através de fóruns, chats, comunidades, blogs.
Essa abordagem da Web 2.0 fortalece a Inteligência Coletiva, onde cada indivíduo colabora com conteúdo para benefício de todos. Esses conceitos já eram tratados como peças-chave nos Portais Corporativos, mas estavam restritos às organizações que os adotam e ao ambiente corporativo, que possui estrutura hierárquica, políticas de uso, ética e outras regras bem definidas.
ALGUNS FILHOTES DA WEB 2.0
BLOGS
O Blog ou Weblog é um tipo de website pessoal, ou seja, elaborado por uma pessoa, mesmo sem conhecimento de informática, para divulgar textos, fotos, ou até seu diário particular. Por meio de blogs as pessoas participam de comunidades on line e constroem redes de relacionamento. Segundo a empresa Technorati, em julho de 2006 existiam 55 milhões de blogs na internet.
YOU TUBE
O Youtube foi criado por Chad Hurley e Steve Chen. O site está no ar desde de fevereiro de 2005. O site foi adquirido em novembro de 2006 pelo Google, por 1,65 bilhões de dólares.
MYSPACE
O Myspace foi criado por Tom Anderson e Chris DeWlfe em julho de 2003. É um site de relacionamento focado em música. Em 2005, foi adquirida pela News Corp pelo valor de 580 milhões de dólares.
DEL.ICIO.US
Criado por Joshua Schachter em setembro de 2003. É um site denominado Social Bookmarking que é a denominação aos serviços online de armazenamento e compartilhamento de endereços de sites favoritos. Foi adquirido pelo Yahoo.
FLICKR
Criado por Caterina Fake e Stewart Butterfield em 2002. Recebe mais de 24 milhões de visitantes por mês
WIKIPÉDIA
Criada em 2001 por James Waltes, possui mais de 7,5 milhões de artigos publicados em 253 línguas. É uma enciclopédia livre. O conteúdo é o usuário registrado que coloca .
Hoje, saber lidar com essa nossa realidade e também reaprender a se relacionar no ambiente interativo é importante para a evolução pessoal. Tanto é, que muitas profissões estão surgindo diante dessa nova realidade. Esse mundo virtual incrivelmente dinâmico cria boas oportunidades de emprego na vida real. As empresas começaram a perceber que muitas ferramentas da Web 2.0 que antes era vista como passatempo de muitas pessoas hoje é uma necessidade urgente nas empresas, como no caso dos blogueiros e de pessoas que são contratadas para conduzir os avatares dentro do Second Life.
Próximo artigo tratarei de cases de blogueiros que fizeram parcerias com grandes empresas e funcionários contratados para manipular o avatar no Second Life.
by Luciane Chiodi
Um comentário:
Luciane,
Como de costume tenho lido teus escritos, e cada vez mais admiro tuas posi�es equilibradas, norteadas pelo saber inteligentemente disposto no vern�culo.
Sobre o Texto WEB 2.0, tua capacidade de s�ntese da globaliza�o intern�tica � impressionante, remeto ao sentido de que as ferramentas da WEB 2.0, dantes mero passa-tempo, ora �til empres�rios, professores, profisionais liberais, etc.
Em meu caso particular tenho feito uso de Portif�lios Inidviduais, construidos por alunos de Medicina, de Enfermagem, Ci�ncias Biol�gicas, e farm�cias, como meio interativo, tal qual "di�rio reflexivo", via de m�o dupla, discente/docente. A experi�n cia tem sido impar.
Aproveitando o ensejo, gostaria de ler um texto teu sobre o tema "Portif�lios como ferrramenta de ensino/aprendizagem em n�vel de ensino de gradua�o".
ser-tei muito grato pelo retorno do emergente pedido.
F R Brito
Postar um comentário