Já estamos em setembro! E a época das matrículas já está aí.
O que estamos vendo são muitas escolas que apresentam um quadro desanimador em seus números de matrículas e também um grande número de alunos transferidos para outras instituições.
Mas o que possível fazer para reverter esse quadro?
Antes de tudo as Instituições de Ensino precisam estar muito bem preparadas para essas ocasiões. Ter uma boa reputação, ser bem dirigida, prestar serviços de qualidade. Além disso, estar antenada com o que está acontecendo ao seu redor e acompanhar as mudanças do mercado.
Oferecer um currículo atraente, ter um relacionamento muito estreito com seus alunos de forma que eles se sintam em casa. Oferecer produtos diferenciados como: período integral, saídas programadas para feiras culturais, exposições, teatro e prestar serviços para a comunidade.
Depois de perceber que a instituição já possui todo esse perfil, partir para uma estratégia bem definida, onde listarei algumas ações que podem ajudar a aumentar o número de matrículas:
- perceber o design da instituição (se as cores estão todas iguais, se o logotipo da escola é sempre o mesmo, se os pôsteres, panfletos, e materiais explicativos estão coerentes com os atributos da sua escola.
- distribuição desses materiais para os lugares selecionados (se for uma instituição de ensino superior para alunos concluientes do segundo grau) se for escola de ensino fundamental e médio para as empresas da região e também para os endereços de pessoas que já foram visitar o colégio.
- distribuir esse material para ex-alunos (para mantê-los informados sobre a instituição e também para possíveis indicações)
- Ligar para as pessoas que demonstraram interesse e não efetivaram a matrícula
- Outra estratégia bem interessante é a escola fazer um cadastro com a data de aniversário dos ex alunos e dos alunos atuais e mandar um cartão ou mesmo um brinde (isso fortalecerá o relacionamento e o carinho pela instituição)
- outra estratégia bem maluca seria levar os alunos uniformizados, com as camisetas das escolas para exposições. Em São Paulo, ocorre exposições o tempo inteiro e em todo lugar e geralmente são gratuitas. Além de fazer com que seus alunos aprendam bastante ela estará levando sua marca a outros lugares e mostrando para outras pessoas.
- contratar orientadores educacionais para fazerem visitas a escolas de educação infantil.
- contratar orientadores educacionais para fazerem visitas a escolas de ensino médio (no caso de faculdades)
- eventos no campus
- entrevistas, palestras e treinamento profissional
Mas o que é mais importante numa instituição de ensino, seja ela uma instituição de ensino infantil, fundamental, médio ou superior é o seu relacionamento.
Manter, ou seja, reter os seus alunos de uma forma que eles se sintam bem e desenvolvam um apego emocional com ela é a melhor estratégia. Focar no Marketing de Relacionamento pois além de evitar a evasão escolar é possível trazer novos alunos através do marketing boca a boca.
Uma desistência significa muita perda para uma escola, pois além de perdas financeiras também leva a um enfraquecimento da imagem institucional, ainda mais se o aluno sair descontente com a instituição.
Problemas financeiros são as maiores causas de desistência nas escolas. E esse problema deve ser contornado da melhor forma possível. Novas possibilidades deverão ser criadas para que esse aluno permaneça. Lembre-se de que uma situação difícil pode não durar para sempre.
E é isso! Aproveite esses meses que faltam para verificar como está o seu marketing de relacionamento e aproveite as dicas para iniciar o ano letivo com a corda toda.
Luciane Chiodi
Mas o que possível fazer para reverter esse quadro?
Antes de tudo as Instituições de Ensino precisam estar muito bem preparadas para essas ocasiões. Ter uma boa reputação, ser bem dirigida, prestar serviços de qualidade. Além disso, estar antenada com o que está acontecendo ao seu redor e acompanhar as mudanças do mercado.
Oferecer um currículo atraente, ter um relacionamento muito estreito com seus alunos de forma que eles se sintam em casa. Oferecer produtos diferenciados como: período integral, saídas programadas para feiras culturais, exposições, teatro e prestar serviços para a comunidade.
Depois de perceber que a instituição já possui todo esse perfil, partir para uma estratégia bem definida, onde listarei algumas ações que podem ajudar a aumentar o número de matrículas:
- perceber o design da instituição (se as cores estão todas iguais, se o logotipo da escola é sempre o mesmo, se os pôsteres, panfletos, e materiais explicativos estão coerentes com os atributos da sua escola.
- distribuição desses materiais para os lugares selecionados (se for uma instituição de ensino superior para alunos concluientes do segundo grau) se for escola de ensino fundamental e médio para as empresas da região e também para os endereços de pessoas que já foram visitar o colégio.
- distribuir esse material para ex-alunos (para mantê-los informados sobre a instituição e também para possíveis indicações)
- Ligar para as pessoas que demonstraram interesse e não efetivaram a matrícula
- Outra estratégia bem interessante é a escola fazer um cadastro com a data de aniversário dos ex alunos e dos alunos atuais e mandar um cartão ou mesmo um brinde (isso fortalecerá o relacionamento e o carinho pela instituição)
- outra estratégia bem maluca seria levar os alunos uniformizados, com as camisetas das escolas para exposições. Em São Paulo, ocorre exposições o tempo inteiro e em todo lugar e geralmente são gratuitas. Além de fazer com que seus alunos aprendam bastante ela estará levando sua marca a outros lugares e mostrando para outras pessoas.
- contratar orientadores educacionais para fazerem visitas a escolas de educação infantil.
- contratar orientadores educacionais para fazerem visitas a escolas de ensino médio (no caso de faculdades)
- eventos no campus
- entrevistas, palestras e treinamento profissional
Mas o que é mais importante numa instituição de ensino, seja ela uma instituição de ensino infantil, fundamental, médio ou superior é o seu relacionamento.
Manter, ou seja, reter os seus alunos de uma forma que eles se sintam bem e desenvolvam um apego emocional com ela é a melhor estratégia. Focar no Marketing de Relacionamento pois além de evitar a evasão escolar é possível trazer novos alunos através do marketing boca a boca.
Uma desistência significa muita perda para uma escola, pois além de perdas financeiras também leva a um enfraquecimento da imagem institucional, ainda mais se o aluno sair descontente com a instituição.
Problemas financeiros são as maiores causas de desistência nas escolas. E esse problema deve ser contornado da melhor forma possível. Novas possibilidades deverão ser criadas para que esse aluno permaneça. Lembre-se de que uma situação difícil pode não durar para sempre.
E é isso! Aproveite esses meses que faltam para verificar como está o seu marketing de relacionamento e aproveite as dicas para iniciar o ano letivo com a corda toda.
Luciane Chiodi
5 comentários:
Olá, parabéns pelo blog. Gostei muito de suas orientações no que diz respeito ao trabalho de captação e fidelização dos alunos. Tenho o desafio de fazer isso numa Instituição de ensino fundamental e médio.
Abraços e fique com DEUS
Olá, parabéns pelo blog. Gostei muito de suas orientações no que diz respeito ao trabalho de captação e fidelização dos alunos. Tenho o desafio de fazer isso numa Instituição de ensino fundamental e médio.
Abraços e fique com DEUS
Olá, parabéns pelo blog. Gostei muito de suas orientações no que diz respeito ao trabalho de captação e fidelização dos alunos. Tenho o desafio de fazer isso numa Instituição de ensino fundamental e médio.
Abraços e fique com DEUS
Olá, parabéns pelo blog. Gostei muito de suas orientações no que diz respeito ao trabalho de captação e fidelização dos alunos. Tenho o desafio de fazer isso numa Instituição de ensino fundamental e médio.
Abraços e fique com DEUS
Muito bacana suas dicas, são simples e objetivas.
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