Segundo dados do INEP/MEC, no ano de 2004, havia 1.800 Instituições de Ensino Superior do Setor Privado Brasileiro. Imagine essas Instituições de Ensino oferecendo cada uma pelo menos 15 cursos diferentes, com várias opções e várias certificações e com preços diferenciados.
Devido a essa oferta desenfreada de cursos, em cidades como São Paulo, a ociosidade de vagas chega a ser próxima de 50%. Isso no ensino superior, mas podemos perceber também a sobra de vagas em escolas de Ensino Fundamental e Médio.
Apesar de ser um setor que apresenta sobra de vagas, o ensino superior particular brasileiro movimenta 15 bilhões de reais anualmente. Com esses valores dá para perceber que é um setor promissor, mas com uma concorrência que incomoda e assusta muito.
Esse quadro sugere uma preocupação cada vez maior com o branding, com a qualidade dos serviços prestados, com o relacionamento que a instituição tem com todo o seu público, com a própria aprendizagem e principalmente com a sua imagem de marca.
Imagem de marca é a soma de crenças, idéias e impressões que uma pessoa tem da sua marca.
Geralmente, as pessoas tem uma predisposição a formarem a imagem de uma Instituição baseado em informações limitadas e parciais e não do todo. Essas imagens distorcidas afetam a possibilidade de receber matrículas vindas do marketing boca a boca.
A imagem da marca da Instituição de Ensino surge em função das ações tomadas pela escola e pela sua comunicação. E como numa escola tudo comunica: seu corpo docente, seu corpo discente, seus funcionários, seu atendimento, sua infra estrutura e até o comércio que se forma ao redor das escolas, é necessário bastante cuidado e zelo com a sua imagem.
Devido a essa oferta desenfreada de cursos, em cidades como São Paulo, a ociosidade de vagas chega a ser próxima de 50%. Isso no ensino superior, mas podemos perceber também a sobra de vagas em escolas de Ensino Fundamental e Médio.
Apesar de ser um setor que apresenta sobra de vagas, o ensino superior particular brasileiro movimenta 15 bilhões de reais anualmente. Com esses valores dá para perceber que é um setor promissor, mas com uma concorrência que incomoda e assusta muito.
Esse quadro sugere uma preocupação cada vez maior com o branding, com a qualidade dos serviços prestados, com o relacionamento que a instituição tem com todo o seu público, com a própria aprendizagem e principalmente com a sua imagem de marca.
Imagem de marca é a soma de crenças, idéias e impressões que uma pessoa tem da sua marca.
Geralmente, as pessoas tem uma predisposição a formarem a imagem de uma Instituição baseado em informações limitadas e parciais e não do todo. Essas imagens distorcidas afetam a possibilidade de receber matrículas vindas do marketing boca a boca.
A imagem da marca da Instituição de Ensino surge em função das ações tomadas pela escola e pela sua comunicação. E como numa escola tudo comunica: seu corpo docente, seu corpo discente, seus funcionários, seu atendimento, sua infra estrutura e até o comércio que se forma ao redor das escolas, é necessário bastante cuidado e zelo com a sua imagem.
Uma imagem forte começa a surgir quando todas as suas ações estão intimamente relacionadas com os atributos de sua marca, quando ela tem um bom desempenho e quando gera satisfação real. Dar um pouco a mais do que o aluno espera também faz parte de uma boa estratégia de fortalecer a imagem da escola.
As escolas particulares dependem da receita gerada pelo pagamento de mensalidades. Assim, quanto maior o número de matrículas maior será o lucro e melhor será o serviço prestado. Por isso a necessidade de tornar a imagem da marca sedutora e objeto de desejo dos seus alunos e futuros alunos.
Algumas dicas para começar a entender a imagem da sua marca:
1) Identificação: Quem é você
2) Significado: O que você é
3) Respostas: O que penso de você
4) Relacionamentos: Que relação quero com você
Pense nisso e invista no futuro da sua Instituição!
Luciane Chiodi
Nenhum comentário:
Postar um comentário