quinta-feira, agosto 30, 2007

Internet e Interabilidade

Nos dias atuais, nota-se uma mudança muito radical nos hábitos das pessoas. As pessoas passam muito tempo na internet, seja para trabalho, para estudo ou lazer. Muitas atividades são desenvolvidas no meio virtual e muitas outras ainda estão por vir, pois é um meio dinâmico onde muitas possibilidades podem acontecer.

Até um tempinho atrás seria muito difícil a gente compreender o ensino on line, a wikipédia, o youtube, os blogs pessoais e corporativos, compras pela internet e um site de relacionamento como o orkut.
Mas para ficar mais fácil a compreensão desses fenômenos vamos entender um pouquinho da história e a evolução da internet.

A Internet foi desenvolvida nos tempos remotos da Guerra Fria com o nome de ArphaNet para manter a comunicação das bases militares dos Estados Unidos. O nome internet é a junção de duas palavras em inglês: interconnected network, que significa rede interconectada e designa a rede mundial pública de computadores.

Quando a ameaça da Guerra Fria passou a ArphaNet tornou-se sem muita importância para os militares e assim, o acesso a internet foi permitido aos cientistas que, mais tarde, cederam a rede para as universidades. E com isso gradativamente o acesso começou a ser disseminado entre os pesquisadores domésticos.

Com o surgimento da World Wide Web, também conhecida por www, w3 ou simplesmente web, esse meio foi enriquecido. O conteúdo da rede ficou mais atraente com a possibilidade de incorporar imagens e sons. Um novo sistema de localização de arquivos criou um ambiente em que cada informação tem um endereço único e pode ser encontrada por qualquer usuário da rede.

Em outubro de 2004 A internet passou a ser conhecida com o termo Web 2.0. E surgiu como uma revolução no modo de usar a WWW e de navegar das pessoas. Isso porque a Web 2.0 evoluiu do modelo de mera provedora de usuário, para um modelo onde o usuário é incentivado a participar e colaborar, opinando, escrevendo e inclusive organizando conteúdo.

As principais características da Web 2.0 são: a permissão aos usuários comuns, que até então não possuíam conhecimentos necessários para publicar conteúdo na Internet e a valorização do conteúdo colaborativo e da inteligência coletiva.

Com a facilidade do acesso as informações e ao grande número de horas que as pessoas passam em frente ao computador elas estão mais interessadas em participar, fazer parte de algo que está acontecendo, e não apenas de receber informações. As pessoas querem interagir de alguma forma e deixar registrada a sua forma de ver o mundo e seu estilo. E o mais interessante é que na maioria das vezes alguns sites são até proibidos pelas famílias, pelas empresas onde as pessoas trabalham, e até mesmo nas escolas e faculdades em que elas estudam. Fato que jamais poderia acontecer! Pois a evolução só acontece com a troca de conhecimentos.

Diante desse quadro as Empresas estão apostando numa forma de interagir com o seu público de maneira mais íntima, onde os usuários podem expor seu ponto de vista e também colaborar para o desenvolvimento contínuo dos serviços oferecidos.

Acompanhando o ritmo do mercado e a evolução nos hábitos das pessoas, várias empresas como a Nike (que o consumidor monta o tênis da forma como bem entender) a Fiat (o consumidor monta o carro de acordo com seu gosto pessoal) , até alguns programas de televisão (que o telespectador escolhe o final) apostam na troca de informações, no livre transito de idéias e no desenvolvimento de um modo de pensar e agir segundo a coletividade.

As pessoas cansaram simplesmente de ficar na frente da tela do computador de forma passiva. Agora a realidade é outra. São as pessoas que escolhem o que é melhor para elas, são as pessoas que ditam as regras do jogo e isso é muito interessante e muito bom também para o crescimento da sociedade!

No próximo artigo veremos a interatividade na educação.
escultura com 12 m de altura, exposta em Doetinchem, PaísesBaixos, muda de cor conforme interação dos usuários pela internet.

Nenhum comentário:

Case Barack Obama - Marketing Viral e Redes Sociais

Incrível vídeo Geração Y