quarta-feira, março 28, 2007

Pós Atendimento nas Instituições de Ensino

As escolas particulares são “doutoras” em retórica. Seus discursos e seus textos de divulgação falando de valores, de metodologias e de novos modelos, enchem os olhos de quem os ouvem ou lêem. No entanto, na prática, acabam por deixar de lado elementos importantes para a percepção da qualidade por parte dos pais e dos alunos, seus futuros clientes.Um dos elementos mais desprezados pelas escolas é a qualidade no atendimento.

Não estou querendo dizer que as escolas não recebem os prospects (futuros clientes) com cortesia, motivação e educação. O que estou dizendo é que elas não sabem lidar com profissionalismo sobre essa questão.O elemento essencial no marketing educacional, para que ele possa ser eficaz, é o da criação de um vínculo relacional com o cliente, de forma a desenvolver neste sentimentos de familiaridade, confiança e credibilidade quanto a instituição.

Durante as ações de relacionamento, o cliente e a empresa passam a se conhecerem melhor, desenvolvendo vínculos de confiança e familiaridade. Para que isso ocorra efetivamente, é necessário que, em cada contato, a instituição realize algo que agregue valor ao cliente e ao relacionamento.

Todo contato da escola com o cliente deve agregar valor ou ser relevante para o cliente. Contatos contínuos sem valor agregado comprometem a imagem da escola e deterioram o vínculo relacional. Prometer e não cumprir é corrosivo para as estratégias de relacionamento. Não adianta um produto ou instituição ser conhecido (ter familiaridade) sem ter credibilidade.

Portanto, a essência do marketing de relacionamento consiste em você aprender a ser útil para seus clientes e construir com eles relacionamentos duradouros.

O bom atendimento ao cliente é responsabilidade de todos na instituição e não apenas à equipe de atendimento; nos serviços educacionais, nem sempre o cliente tem razão, mas sempre merece atenção e explicação.

Nada substitui a presença – é a pessoa certa no lugar certo que faz a diferença. Quando tratamos de atendimento em Instituição de Ensino o que conta é o atendimento e a forma como ele é feito. Existem pessoas chaves nas instituições capazes de manter os alunos antigos e captar alunos novos , enquanto existem pessoas que são capazes de afastar novos alunos e ainda perder os que já estão matriculados.

A chave do relacionamento das instituições de ensino são os funcionários que estão trabalhando diretamente com o atendimento, ou seja, todos em uma Instituição de Ensino, desde o porteiro até os coordenadores e os diretores, todos precisam estar olhando na mesma direção e com as mesmas orientações para com isso fortalecer os laços de amor - respeito - admiração com a marca da instituição.

Adaptado do artigo do Ryon Braga



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