sábado, junho 14, 2008

Marketing do filme do Hulk esmaga!!!!


Hoje tive o prazer de assistir o novo filme do Incrível Hulk. E literalmente, o filme esmaga. É um filme espetacular, bem melhor que o filme de 2003. Nesse Filme aparece um Hulk muito mais irado, revoltado e louco para dar porradas.

O filme começa na favela da rocinha. Isso mesmo, aqui no Brasil. Utilizaram poucos artistas brasileiros, poderiam ter usado mais... como uma forma de valorização da nossa cultura.

O gigante esmeralda, que diga-se de passagem é o super herói que mais curto, está louco da vida, detonando tudo e explodindo de raiva. O filme mostra várias seqüências de porradas. A cena mais legal é a cena que acontece dentro da universidade. E é claro que as cenas vão se alternando entre porradas e as cenas mais tranqüilas com a Betty Ross.


Nesse filme o Hulk fala...e os profissionais de marketing que fiquem atentos, pois essa frase poderá render milhões. “HULK ESMAGA”


O filme é bom, é diversão garantida.


No entanto, voltei pasma com a Marvel, pois com um toque muito inteligente, pegou carana no sucesso do filme Homem de Ferro. Onde na cena final do filme do Hulk coloca Tony Stark(isso mesmo, o Homem de Ferro) anunciando que estará montando uma equipe. Com isso despertando o interesse e o amor pelo novo filme: Os vingadores! Que penso que terá uma arrecadação de bilheterial fenomenal. Sacada Impressionante!!!


E é claro que Hollywood já teve diversos fiascos e perdeu milhares de dólares com filmagens que não renderam, por isso uma forma segura de ganhar dinheiro é apostar em filme em que as pessoas já confiam por antecipação, ou em “marcas” famosas.


No caso o endosso de Tony Stark (personagem do homem de ferro) que foi um sucesso de bilheteria anunciando o novo filme. E foi só o homem de ferro quebrar a barreira dos 100 milhões de doláres de faturamento somente no fim de semana de estréia para os produtores anunciarem um Iron Man 2. Agora imagine o homem de ferro junto com o Hulk????


Somente essa passagem de Tony Stark no filme do Hulk já gerou um buzz surpreendente para os fãs desse personagem, levando-os a assistirem também os próximos filmes da Marvel.

Outra lição de marketing que aprendemos nos divertindo.


É isso aí!!!

HULK SMASH!!!!!!!!!!!

By: Luciane Chiodi

terça-feira, junho 10, 2008

Por que cuidar da sua marca?

Até alguns anos atrás universidades, faculdades e escolas não pensavam em marketing, hoje não só pensam como elaboram planos estratégicos de marketing para conseguirem sobreviver.Sem um planejamento estratégico eficiente a possibilidade de vencer neste mercado tão competitivo é muito pequena.
Ouvimos falar em fusões, aquisições, investimentos de grupos internacionais, métodos de ensino pré-prontos, e sabemos que alguma coisa tem que ser feita se quisermos manter nossa instituição de ensino, em última instância nosso negócio.
O mercado educacional passou por mudanças muito significativas em todos os níveis: primeiro foram os ensinos básico, fundamental e médio que se ressentiram de uma oferta menor que a demanda, depois o ensino superior que deixou de ser o negócio tão promissor que todos sonhavam entrar.
Agora está no momento da consolidação: grandes grupos se formando; grupos internacionais querendo investir, mas procurando instituições profissionalizadas e com marcas consolidadas.O que mudou foi: a visão que se tem que ter do ensino como um negócio, que tem que ser bem administrado de forma profissional e cuidado em todos os seus detalhes.
Hoje podemos dizer que tudo pode ser copiado muito rapidamente e virar commodity, que na definição do Dicionário de Administração é tudo que pode ser copiado e não tem diferenciação, são os "produtos sem marca". Na educação acontece o mesmo. Eu abro uma escola e meu concorrente abre outra próxima com os mesmos cursos, ou a mesma quantidade de laboratórios, um laptop por aluno e com preço ainda mais baixo que o meu. O que pode e deve ser feito?Iniciar a construção de uma marca forte que me diferencie de todos os meus concorrentes.
O que é uma marca? Marca é muito mais que um símbolo, emblema, desenho, palavra ou combinação de elementos que servem para identificar gráfica ou pictoricamente os bens ou serviços de uma organização. O principal objetivo da marca é a diferenciação dos produtos ou serviços oferecidos. A identificação da marca gera uma importante e vantagem competitiva para a empresa que possui o reconhecimento de sua marca sobre seus concorrentes. Essa vantagem competitiva possui valor significativo, portanto deve estar registrada nas demonstrações contábeis na forma de um ativo intangível.
Construir uma marca forte é o que faz a diferença no resultado final. Não é nada simples construir uma marca que agregue realmente valores, que tenha atributos que a diferencie e, ao mesmo tempo, toque o coração de quem vai escolher uma escola; seja o pai para seu filho ou mesmo o jovem em busca de uma faculdade. A marca tem que ter diferenciais claros e de fácil percepção para quem vai usa-la, e ao mesmo tempo atender as expectativas de seus consumidores. Tem que ter laços emocionais suficientes para a escolha final.
Um exemplo, para entender no âmbito da educação, é uma escola que o avô estudou, o filho estudou e o neto ainda quer estudar nesta escola. Por quê?Porque existe uma construção da marca que agrega valor de fato; seja pela qualidade, seja por diferenciais de metodologias, seja pelo tratamento dado por todos nesta escola. Ninguém quer ser mais um. Para isso, o trabalho de uma gestão consciente da marca é fundamental e isso é branding. Esse trabalho começa na cúpula da instituição definindo missão, visão, valores e atributos da marca de forma clara e atrativa, que efetivamente a diferencie de seus concorrentes.Estes conceitos todos da marca têm de existir em toda a empresa, permeando todas a suas ações, cursos oferecidos, serviços etc.Têm que ser assimilado desde a presidência ao mais simples funcionário, passando pelos professores, coordenadores, diretores, inclusive as chefias de serviços terceirizados. É o que chamamos de cultura de branding (uma gestão com foco na marca). Fácil ? Nem um pouco, mas não impossível.Se até algum tempo não se pensava em marketing, em muito pouco tempo todos terão que pensar em branding, ou seja, uma gestão com foco na marca, que esteja sempre aumentando o valor de seu único patrimônio não perecível, sua marca.
Wandy Cavalheiro é diretora executiva da Per Creare Consultoria e Assessoria de Branding e Gestão de Marcas, especializada em educação. É especialista em gestão de marcas e branding pela FGV/SP com mais de 30 anos de atuação no mercado educacional e varias publicações de capítulos e livros e artigos de Branding e Marketing para educação.E-mail: wandy@percreare.com.br

terça-feira, junho 03, 2008

Marca Pessoal: Você top of mind!


Atualmente tem se destacado, nas mais diversas áreas, a importância de criar e desenvolver uma marca pessoal que se torne referência no mundo do trabalho e contribua para o sucesso profissional.

No atual cenário profissional e político, é preciso que as pessoas saibam gerenciar e consolidar sua imagem com vistas a obter melhores resultados profissionais, utilizando as estratégias adequadas para assegurar sua alta visibilidade.

A capacidade de imprimir uma idéia e uma lembrança na mente das pessoas não acontece à toa. Ela é resultado de um trabalho estratégico para ligar atitudes, relacionamentos, modo de se vestir e de falar com a sensação que ele produz nas pessoas.

Para a vida e carreira do profissional, vale o mesmo. A maneira como ele se relaciona com as pessoas, como trabalha, como arruma sua mesa ou como fala e se veste faz parte da sua marca. Mesmo que o profissional nunca tenha pensado nisso de forma estratégica, é com base nesses itens que as pessoas vão lembrar e se referir a ele.

Para qualquer profissional, uma identidade e uma posição diferente no mercado são a chave para o sucesso. Uma marca bem-feita vale dinheiro para as empresas, e prestígio e espaço para quem quer se destacar na carreira.

A principal definição de marca tem a ver com individualidade, com o que é único no profissional.

A marca pessoal, embora conhecida por muitos, ainda é um mistério para boa parte dos profissionais e políticos, que ainda pensam que marca pessoal é sinônimo de Marketing Pessoal. Com o objetivo de apresentar desde informações mais básicas sobre Marca Pessoal, até suas aplicações como ferramenta de alavancagem política, A ABCBranding e a Estratégia Web, criaram esse Seminário, a ser realizado primeiramente em São Paulo.


Este seminário possui vários diferenciais, inclusive com custos extremamente baixos (R$325,00 por inscrição para público profissional - e R$280,00 para professores e estudantes). O Seminário é inovador, pois permite ao participante tratar de dois assuntos simultaneamente: A Marca Pessoal e a Estratégia Política.

Esse evento estará aberto para diversos públicos, desde estudantes dos diversos cursos envolvidos, além de profissionais de todas as áreas que desejam destaque no mercado de trabalho e também aos políticos que estão entrando em campanha eleitoral nesse ano. “Queremos que as pessoas entendam melhor o que é a Marca Pessoal e o que ela é capaz de fazer nesse ambiente competitivo em que vivemos” cita a Profª. Luciane Chiodi, especialista em Marca Pessoal e uma das palestrantes.

Case Barack Obama - Marketing Viral e Redes Sociais

Incrível vídeo Geração Y