segunda-feira, setembro 01, 2008

Desenvolvimento de Novos Produtos para IES.

Geralmente os profissionais de marketing se sentem pressionados a reposicionarem a marca no mercado quando o produto se encontra na fase da maturidade. Logo, é necessário fazer alguma coisa para que esse produto não caia em declínio e desapareça do mercado.

No mercado educacional é a mesma coisa. Quando o número de alunos começa a ser preocupante e já não existe uma procura pelos cursos da Instituição é necessário que se faça uma intervenção para alavancar a visibilidade da mesma.

Mesmo que o lançamento de um novo curso seja dispendioso é importante faze-lo. Investir na marca é um investimento a longo prazo, porém com retorno garantido. O curso que será lançado poderá se tornar uma vitrine para os outros cursos existentes na instituição.

Quando pensamos em lançar um curso superior novo no mercado, nos deparamos com algumas perguntas cruciais – que curso lançar? Qual será meu público? Como ser um curso sedutor?

A importância de um curso novo no mercado deveria ser um ponto de forte preocupação entre as Instituições. No entanto não é. Ao longo dos anos venho percebendo que nem as grades curriculares sofrem alterações para que as novas tendências de mercado sejam abordadas em sala de aula.

Conhecemos atualmente inúmeras Instituições que se sobressairam no mercado educacional de forma a tornarem-se referência devido ao lançamentos de cursos novos. Como no caso da Universidade Anhembi Morumbi e o Senac nos cursos de Gastronomia e turismo.

Na época de seus lançamentos ambas Instituições estavam antenadas com o mercado a sua volta e conseguiram com isso um destaque na mente dos seus prospects.

As mudanças que acontecem no mundo devem ser levadas muito a sério. Hoje temos público para tudo que quisermos realizar. Temos o público da melhor idade esbanjando saúde e dinheiro para gastar, temos o público GLBT que é mais exigente, temos o pessoal esotérico, temos o público tradicional, as mães, as mulheres que não tem tempo. Também tenho observando um certo descaso com vários públicos.

A academia CURVES, foi um bom exemplo de segmentação e percepção das mudanças sociais. Ela desenvolveu um academia somente para mulheres que trabalham fora e que não tem tempo para fazerem exercícios físicos. 30 minutos já é suficiente. E foram suficientes para tornar a CURVES a maior rede de academia feminina do mundo!

Conseguir o sucesso de um curso não é tarefa fácil para o profissional de mercado envolvido na criação e na sua elaboração. Inúmeros são os elementos e atributos necessários para dar início ao estudo de produto novo no mercado, e podemos sim tratar um curso como produto, pois se não forem utilizadas as estratégias de marketing adequadas o produto tende a morrer.


O gestor ou a equipe responsável, deve possuir o maior número de informações possíveis do mercado, acompanhar as novas tendências, perceber o movimento de mudança no mundo, observar as culturas e os novos movimentos que surgem a todo momento. Conhecer o mercado, os players e os hábitos de consumo de seus prospects, são elementos de grande importância, pois estarão fazendo parte de um processo delicado, que é desenvolver uma curso e como conseqüência o desenvolvimento integral do individuo.


Todos os pontos devem ser analisados nessa elaboração. Identificar mudanças no cenário onde a mesma será inserida é um elemento fundamental, pois sempre deverá existir uma dinâmica de interação entre o aluno e marca institucional que está endossando esse curso. Praticar o benchmarking é outra importante peça na composição de um processo de elaboração e desenvolvimento de um curso principalmente nos congressos, seminários e workshops de novas tendências. Esta prática, bem como análises criteriosas devem ser levadas muito a sério, pois as linhas a serem traçadas neste momento, poderão alcançar o sucesso posterior.


Sempre que um novo curso for desenvolvido, dever-se-á pensar em sua longevidade visualizando o futuro e as possíveis manutenções que poderão ser cabíveis em uma eventual mudança do cenário em que estiver inserida. Com isso, desenvolver um curso não limita-se apenas ao momento de sua criação, mas sim em um trabalho a longo prazo.


Levar esses fatores em consideração e o mais importante: A instituição deve criar um departamento de Desenvolvimento de Novos Produtos. Nem que seja lançado um curso a cada cinco anos...No entanto, somente esse movimento de pesquisa dos habitos e do cenário já é importante para o comprometimento com a marca da Instituição.


By Luciane Chiodi

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