quarta-feira, abril 16, 2008

Marketing de Alta Visibilidade


Visibilidade é o que todo o executivo principiante quer e o que todo o profissional desconhecido almeja. É o ingrediente-chave que faz qualquer profissional ser o mais procurado. A procura pela alta visibilidade é um reflexo das pressões de um mercado saturado e competitivo. Por isso estamos para assistir ao nascimento da indústria que transforma desconhecidos em celebridades.


Esta indústria faz com que os altamente visíveis estejam permanentemente na mídia e moldem os nossos estilos de vida. Eles são fabricados como carros, roupas e computadores.


Hoje a natureza da alta visibilidade é bem diferente. É uma entidade com vida própria, que é independente das realizações, dos sacrifícios ou dos heroísmos. É uma pessoa cujo nome tem o poder de chamar a atenção e gerar lucros. As celebridades preenchem uma necessidade crucial do público — a de ter modelos que lhe sirvam de referência — e das instituições — a de terem representantes perante a opinião pública.


Um bom trabalho de marketing requer uma cuidadosa pesquisa de mercado, planejamento de produto, embalagem, preço, promoção e distribuição. Isso tanto é válido para as pessoas como para os produtos.


Há, no entanto, algumas diferenças. Os produtos são, obviamente, mais fáceis de gerir. Não responde, não se droga, não agride repórteres ou despede os seus gestores. Já as pessoas mostram freqüentemente uma imprevisibilidade que pode complicar qualquer esforço para as transformar numa celebridade.


Para poder exemplificar o que seria o marketing de alta visibilidade é possível pegar como objeto de estudo o caso do Michael Jackson, sua trajetória profissional, sua vida pessoal, quais fatores influenciaram para a sua decadência e quais estratégias de marketing são adequadas para fazer com que ele consiga alavancá-la novamente, fazendo com que a sua vida profissional esteja muito mais em evidência do que sua vida pessoal.


By Luciane Chiodi

2 comentários:

APRENDER disse...

Aprovo seu blog!
Dê uma passada no meu e confira as novidades na área educacional! Não esqueça de comentar...

www.aprenderecia.blogspot.com

Abraços,

Paulo Peres disse...

Bem interessante esta análise Luciane.
É um terreno fértil para estudo.
Abs

Case Barack Obama - Marketing Viral e Redes Sociais

Incrível vídeo Geração Y