terça-feira, maio 29, 2007

Second Life e Branding Educacional - Parte I


O Second Life (SL) é um ambiente virtual que é capaz de simular alguns aspectos da vida real do ser humano. É uma mistura de orkut, msn e videogame. Lá é possível que o usuário crie seu próprio avatar. Avatar é a representação gráfica de um usuário no SL. É possível criá-lo de acordo com seu gosto ou optar pela forma que lhe convém. Além de que, nesse ambiente você pode voar, teletransportar, correr, pular, conversar, conhecer outras pessoas, ver vídeos, dançar, inscrever-se em cursos, enfim é possível uma infinidade de possibilidades.

Em resumo, O SL é uma cópia do mundo real. Conta com universidades, réplicas de algumas cidades, restaurantes, monumentos. O habitante do SL (o dito residente) pode ter as mais variadas profissões, fazer o que quiser, ou até não fazer nada.

No SL não se navega por sites, mas por ilhas. O que equivale ao conceito de site atualmente.

O ambiente SL foi desenvolvido em 2003 e é mantido pela empresa Linden Research, Inc. Essa empresa foi fundada por Philip Rosedale (que só por curiosidade, investiu U$ 1 milhão de seu próprio bolso). E esse sistema possui uma moeda própria chamado Linden Dollar.

O SL ultimamente está recebendo a atenção da mídia internacional devido ao crescimento significativo de seus usuários e por apresentar uma nova forma de navegação na internet. Segundo estatísticas do próprio site oficial, em 24 de maio de 2007 o sistema contava com 6.657.169 usuários e o sistema computava a movimentação de U$ 1.428.250 nas últimas 24 horas. O sistema também aponta que nos últimos 60 dias 1.737.273 pessoas entraram no sistema. (dados retirados da wikipédia).

Diante de uma movimentação tão grande de dinheiro as Instituições de Ensino voltaram seus olhos para esse ambiente e apostam no Second Life para divulgarem, posicionarem e desenvolverem suas marcas. Atualmente cerca de 60 universidades já utilizam o SL para divulgação de suas marcas.

A Internet hoje em dia é considerada o maior sistema de comunicação desenvolvido pelo homem e é uma estratégia de branding muito valiosa e que não pode ser descartada.

Acredito que num futuro próximo o Second Life se apresentará como um dos maiores meios de visibilidade de uma instituição de ensino superior, e poderá ser um grande diferencial nas escolhas das instituições pois é através dele que as instituições poderão estreitar seus relacionamentos e se tornarem conhecidas, através da transmissão de informações e da interatividade.

A ilha da Instituição de Ensino precisa se adaptar às novas possibilidades, sem precisar abrir mão dos atributos de sua marca, colocando de forma coerente, clara e precisa a informação ao alcance de todos.

Todo o layout das ilhas são observadas pelos seus usuários, portanto a Instituição deve ser clara em sua comunicação. O ilha de uma Instituição de Ensino tem que ser capaz de despertar no usuário a percepção de seu posicionamento de mercado. Por exemplo, se a escola alega ser inovadora, criativa e com visão de negócios, tudo tem que estar intimamente ligado a esses atributos. Os laboratórios precisam ser inovadores, seus alunos precisam ser incentivados a buscarem uma visão de negócios e todas as pessoas envolvidas precisam seguir essa linha. Tudo tem que estar alinhado com o posicionamento da Instituição, principalmente sua ilha no Second Life.

Para conhecer o Second Life acesse:

http://www.secondlifebrasil.com.br
http://www.secondlife.com


Luciane Chiodi com a colaboração do professor Carlos Valente

segunda-feira, maio 21, 2007

Endobranding

Uma das tarefas mais difíceis e que demanda uma predisposição dos gestores da instituição de ensino é o Endobranding.

Endobranding é a forma da instituição difundir, “contaminar” seus funcionários com sua visão, sua missão e seus valores. Manter o time trabalhando em sintonia e “vestindo a camisa”.
Em uma Instituição de Ensino, estou falando de todos. Desde a recepcionista até o reitor. As pessoas que mantêm o contato direto com o aluno, precisam entender muito bem os diferenciais da marca da instituição, seus valores, sua missão, suas metas e seu posicionamento.

Se marca é um conceito intangível, que reflete a história da instituição, conseguir passar seus valores demanda um esforço muito grande de seus dirigentes, começando pela cúpula como exemplo em suas atitudes e posturas.

Assim, podem ser trabalhados workshops, chats de discussão, textos e palestras com bons autores, não necessariamente especialistas em educação, mas conhecedores do tema Branding/ marcas. Através dessas atividades é possível discutir como os atributos da marca poderão ser percebidos nos cursos que forem criados, nos eventos que forem planejados, no plano de carreira estabelecido, enfim, em todas as ações de seu plano de trabalho.

Para todas as áreas, que têm contato com o aluno, é fundamental deixar claro as diretrizes e políticas do marketing, pois além disto ter um efeito psicológico positivo sobre a equipe faz com que todos se sintam parte das decisões.

Em cada atendimento, o relacionamento traduz a marca da IE. O atendimento tem que estar em sintonia com a identidade da IE e traduzir isso ao seu cliente. Por isso, o foco do atendimento tem de ser sempre qualidade, encantamento e magia, criando vínculos e confiança com a marca.

Adaptado do artigo de Wandy Cavalheiro

Disponibilizei abaixo um projeto que ficou apenas no papel, mas que pode ser útil em qualquer instituição.

PROJETO FORTALECIMENTO DA MARCA PARA O PÚBLICO INTERNO

PROBLEMA
· não sabemos se existe um grau de conhecimento por parte dos funcionários do posicionamento da marca
· qual a imagem que o funcionário faz da instituição?
· a imagem que a instituição passa para o público externo está interiorizada pelos funcionários?
· como despertar o carinho e o apego pela marca
JUSTIFICATIVA
· a importância da marca é um diferencial competitivo
· é preciso muito mais do que qualidade, instalações adequadas, localização privilegiada para fortalecer a marca.
· a marca forte começa de dentro para fora;
· o sistema de comunicação interna deve estabelecer uma cultura motivadora da marca
DESAFIOS
· mudar percepções
· reforçar atitudes
· criar relacionamentos fortalecidos
· criar estratégias para os funcionários terem o que falar sobre a marca.
PUBLICO ALVO
· todos os funcionários da universidade
· todos os prestadores de serviços
· todos os terceirizados
· todos os estagiários
· todos os professores

INÍCIO DO PROJETO
criação do slogan: “Relacionamento é reconhecimento”
IMPLANTAÇÃO
· choque de comunicação
· Presente a todo o público alvo com o cronograma das atividades a serem desenvolvidas.
· material a ser produzido para o público alvo explicando a evolução do posicionamento da universidade

CHOQUE DE COMUNICAÇÃO
· todos os meios de comunicação divulgarão o início do projeto (email, site da universidade, banners, cartazes, faixas)
· todos os funcionários receberão um presente com o material explicativo da evolução do posicionamento da universidade e com o cronograma das atividades)
· Tudo no mesmo dia da implantação

PESQUISA
· pesquisa de conhecimento da marca da universidade
TREINAMENTO
objetivo:
· corrigir os desvios de rota nas percepções internas
· fazer com que o público alvo tenha a percepção correta da marca
· divulgar e esclarecer o posicionamento da universidade
· dinâmicas descontraídas com intuito de conscientizar o público alvo a respeito do posicionamento da universidade
· gerar discussão a respeito.

CICLO DE PALESTRAS
· endobranding
· branding
· motivação
· qualidade de vida
· liderança

AÇÕES DE RELACIONAMENTO DURANTE O ANO TODO
· implantação do clube dos funcionários
· ações nas principais datas comemorativas. como por exemplo:
- dia 08 de março dia da mulher (todas as funcionárias poderão utilizar o centro de estética (drenagem linfática, limpeza de pela, massagens, etc....)
- dia 07 de abril dia da saúde (palestras de prevenção da saúde, verificação de pressão arterial, diabetes, etc...)]
- maio mês das mães (cartão, flor)
- 13/06 dia do turista (sorteio de um pacote turistico)
- 14/06 – dia da liberdade de pensamento (o funcionário será incentivado a colocar as suas idéias em uma urna)

MOTIVO DAS AÇÕES
· toda ação que ocorrer levará o nome do projeto: “relacionamento é reconhecimento” em todos os meios de comunicação interno.
· todas as ações do clube dos funcionários levará o slogan do projeto também
· enfim, todos os benefícios que já existem para os funcionários, quando divulgados levará o slogan também.

Luciane Chiodi

terça-feira, maio 08, 2007

Pseudo-intelectual na educação














No meio acadêmico percebo a proliferação de Pseudo-intelectuais. Ele é facilmente identificado e bastante conhecido no meio em que trabalha. Geralmente adora aparecer e estar perto de quem tem o poder. Tem aversão a trabalhos mais humildes e prefere não trabalhar e passar muitas privações do que pegar no pesado com vergonha do que os seus “amigos” (amigos entre aspas, pois geralmente esse tipo de pessoa não cria vínculos) vão dizer. Tem um ar de superioridade e adora filosofia, poesia, fumar cachimbo, andar com livro debaixo do braço e não suporta programas populares da televisão. No cinema curte um filme Iraniano e no teatro não resiste a uma peça filosófica (mesmo que não entenda nada). Num caso mais grave ele adota uma gravata borboleta e uma calça com suspensórios.

Nos dias de hoje, as universidades precisam de pessoas com experiência de vida e experiência profissional e é claro de uma sólida formação acadêmica. No meu entendimento uma sólida formação acadêmica não é aquela que foi feita numa universidade de renome. Uma sólida formação acadêmica depende de quem fez e não da universidade que proporcionou o curso.

Já mencionei várias vezes no meu blog o que é branding. E um pseudo-intelectual não tem nada a ver com branding e sim com um marketing muito mal feito. E como o professor é a alma da instituição e é ele quem vai levar as impressões para o público final que são os alunos. Por isso os coordenadores e os gestores precisam ficar muito atentos para não permitirem o marketing mal feito indiretamente por esse profissional. Além de que um profissional da educação pseudo-intelectual estará formando outros pseudo-intelectuais também.

Muitas Instituições de Ensino estão enfrentando problemas de marketing. Muitas enfrentam o alto número de alunos inadimplentes, a baixa demanda pelos cursos oferecidos e a grande concorrência. O resultado disso é que os gestores estão sendo forçados a estudar cuidadosamente o marketing que está sendo efetivado em sala de aula, pois esse sim é o mais relevante.

Outro dia entrei numa comunidade de uma faculdade muito tradicional de São Paulo. Inclusive a faculdade que me formei. O que me fez rir muito. Os tópicos de discussão geravam em torno dos professores e não da instituição. Alunos diziam que os professores usavam a mesma transparência desde a época do avó deles....E o pior que é verdade!! Eu conheço o professor.

Então é por essas e outras que a cada dia as Instituições perdem mais alunos, pois não correspondem às expectativas de seus alunos e públicos. É claro que a administração gostaria de corresponder mais, mas faltam-lhe influência sobre o corpo docente. Além disso, falta aos administradores a sensibilidade de reconhecer um pseudo.
As Instituições ficam tão deslumbradas com a titulação de seu corpo docente que perdem a visão do que seus alunos e stakeholders necessitam. Essas instituições são tão presas a esses conceitos que agem como que os desejos de seus alunos nunca mudassem.
Infelizmente as instituições não estão atentas a esse fenômeno que acorre na educação.



Case Barack Obama - Marketing Viral e Redes Sociais

Incrível vídeo Geração Y