segunda-feira, maio 21, 2007

Endobranding

Uma das tarefas mais difíceis e que demanda uma predisposição dos gestores da instituição de ensino é o Endobranding.

Endobranding é a forma da instituição difundir, “contaminar” seus funcionários com sua visão, sua missão e seus valores. Manter o time trabalhando em sintonia e “vestindo a camisa”.
Em uma Instituição de Ensino, estou falando de todos. Desde a recepcionista até o reitor. As pessoas que mantêm o contato direto com o aluno, precisam entender muito bem os diferenciais da marca da instituição, seus valores, sua missão, suas metas e seu posicionamento.

Se marca é um conceito intangível, que reflete a história da instituição, conseguir passar seus valores demanda um esforço muito grande de seus dirigentes, começando pela cúpula como exemplo em suas atitudes e posturas.

Assim, podem ser trabalhados workshops, chats de discussão, textos e palestras com bons autores, não necessariamente especialistas em educação, mas conhecedores do tema Branding/ marcas. Através dessas atividades é possível discutir como os atributos da marca poderão ser percebidos nos cursos que forem criados, nos eventos que forem planejados, no plano de carreira estabelecido, enfim, em todas as ações de seu plano de trabalho.

Para todas as áreas, que têm contato com o aluno, é fundamental deixar claro as diretrizes e políticas do marketing, pois além disto ter um efeito psicológico positivo sobre a equipe faz com que todos se sintam parte das decisões.

Em cada atendimento, o relacionamento traduz a marca da IE. O atendimento tem que estar em sintonia com a identidade da IE e traduzir isso ao seu cliente. Por isso, o foco do atendimento tem de ser sempre qualidade, encantamento e magia, criando vínculos e confiança com a marca.

Adaptado do artigo de Wandy Cavalheiro

Disponibilizei abaixo um projeto que ficou apenas no papel, mas que pode ser útil em qualquer instituição.

PROJETO FORTALECIMENTO DA MARCA PARA O PÚBLICO INTERNO

PROBLEMA
· não sabemos se existe um grau de conhecimento por parte dos funcionários do posicionamento da marca
· qual a imagem que o funcionário faz da instituição?
· a imagem que a instituição passa para o público externo está interiorizada pelos funcionários?
· como despertar o carinho e o apego pela marca
JUSTIFICATIVA
· a importância da marca é um diferencial competitivo
· é preciso muito mais do que qualidade, instalações adequadas, localização privilegiada para fortalecer a marca.
· a marca forte começa de dentro para fora;
· o sistema de comunicação interna deve estabelecer uma cultura motivadora da marca
DESAFIOS
· mudar percepções
· reforçar atitudes
· criar relacionamentos fortalecidos
· criar estratégias para os funcionários terem o que falar sobre a marca.
PUBLICO ALVO
· todos os funcionários da universidade
· todos os prestadores de serviços
· todos os terceirizados
· todos os estagiários
· todos os professores

INÍCIO DO PROJETO
criação do slogan: “Relacionamento é reconhecimento”
IMPLANTAÇÃO
· choque de comunicação
· Presente a todo o público alvo com o cronograma das atividades a serem desenvolvidas.
· material a ser produzido para o público alvo explicando a evolução do posicionamento da universidade

CHOQUE DE COMUNICAÇÃO
· todos os meios de comunicação divulgarão o início do projeto (email, site da universidade, banners, cartazes, faixas)
· todos os funcionários receberão um presente com o material explicativo da evolução do posicionamento da universidade e com o cronograma das atividades)
· Tudo no mesmo dia da implantação

PESQUISA
· pesquisa de conhecimento da marca da universidade
TREINAMENTO
objetivo:
· corrigir os desvios de rota nas percepções internas
· fazer com que o público alvo tenha a percepção correta da marca
· divulgar e esclarecer o posicionamento da universidade
· dinâmicas descontraídas com intuito de conscientizar o público alvo a respeito do posicionamento da universidade
· gerar discussão a respeito.

CICLO DE PALESTRAS
· endobranding
· branding
· motivação
· qualidade de vida
· liderança

AÇÕES DE RELACIONAMENTO DURANTE O ANO TODO
· implantação do clube dos funcionários
· ações nas principais datas comemorativas. como por exemplo:
- dia 08 de março dia da mulher (todas as funcionárias poderão utilizar o centro de estética (drenagem linfática, limpeza de pela, massagens, etc....)
- dia 07 de abril dia da saúde (palestras de prevenção da saúde, verificação de pressão arterial, diabetes, etc...)]
- maio mês das mães (cartão, flor)
- 13/06 dia do turista (sorteio de um pacote turistico)
- 14/06 – dia da liberdade de pensamento (o funcionário será incentivado a colocar as suas idéias em uma urna)

MOTIVO DAS AÇÕES
· toda ação que ocorrer levará o nome do projeto: “relacionamento é reconhecimento” em todos os meios de comunicação interno.
· todas as ações do clube dos funcionários levará o slogan do projeto também
· enfim, todos os benefícios que já existem para os funcionários, quando divulgados levará o slogan também.

Luciane Chiodi

3 comentários:

Anônimo disse...

Esse assunto é de suma importância para qualquer empresa que queira se destacar entre todas as demais concorrentes do mercado, seja ela do ramo de ensino ou não.
Lembro-me de que certa vez um colega meu mencionou em uma reunião de Endomarketing que ele jamais faria parte da relação de funcionários de uma empresa fabricante de armas bélicas simplesmente porque ele era contra qualquer tipo de violência que se relacionava a armas de fogo e ele se consideraria incentivador da violência se ele fosse trabalhar lá.
Nesta mesma empresa em que trabalhei, era constante o comentário entre os seus líderes de que um candidato a uma determinada vaga existente deveria ter "a cara" da empresa. E isso era um fato notório dentro da companhia como uma coisa mais do que natural. Acredito que o Endomarketing era tão bem trabalhado que contagiava a todos os seus funcionários.

Anônimo disse...

As vezes no dia a dia do trabalho perdemos um pouco o foco, e ao ler um artigo como este "acordamos". O vestir a camisa é fundamental. Parabéns pelo seu blog.

Dr Brito.2008 disse...

Senti-me contagiado pelo termo "Endobranding", embora não seja muito afeito ao estrangeirismo, não sendo eu menos xenofóbico. Principalmente, pelo fato de sendo professor universitário há cerca de 17 (dezessete) anos preciso contagiar, digo endobrandingizar meus alunos, posto lecionar os conteúdos e componentes curriculares de Biofísica, Bioética e Integração Serviço-Ensino-Comunidade - ISEC.
Bravo Lu, tu escreves bem, como costumamos dizer aqui no Nordeste, pra caramba!
Parabéns, bela e inteligente muchacha, regaza, Lady,professora.
Abraços fraternos!
F R Brito

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