segunda-feira, setembro 24, 2007

A importância da imagem da marca da Instituição de Ensino

Segundo dados do INEP/MEC, no ano de 2004, havia 1.800 Instituições de Ensino Superior do Setor Privado Brasileiro. Imagine essas Instituições de Ensino oferecendo cada uma pelo menos 15 cursos diferentes, com várias opções e várias certificações e com preços diferenciados.

Devido a essa oferta desenfreada de cursos, em cidades como São Paulo, a ociosidade de vagas chega a ser próxima de 50%. Isso no ensino superior, mas podemos perceber também a sobra de vagas em escolas de Ensino Fundamental e Médio.

Apesar de ser um setor que apresenta sobra de vagas, o ensino superior particular brasileiro movimenta 15 bilhões de reais anualmente. Com esses valores dá para perceber que é um setor promissor, mas com uma concorrência que incomoda e assusta muito.

Esse quadro sugere uma preocupação cada vez maior com o branding, com a qualidade dos serviços prestados, com o relacionamento que a instituição tem com todo o seu público, com a própria aprendizagem e principalmente com a sua imagem de marca.

Imagem de marca é a soma de crenças, idéias e impressões que uma pessoa tem da sua marca.

Geralmente, as pessoas tem uma predisposição a formarem a imagem de uma Instituição baseado em informações limitadas e parciais e não do todo. Essas imagens distorcidas afetam a possibilidade de receber matrículas vindas do marketing boca a boca.

A imagem da marca da Instituição de Ensino surge em função das ações tomadas pela escola e pela sua comunicação. E como numa escola tudo comunica: seu corpo docente, seu corpo discente, seus funcionários, seu atendimento, sua infra estrutura e até o comércio que se forma ao redor das escolas, é necessário bastante cuidado e zelo com a sua imagem.

Uma imagem forte começa a surgir quando todas as suas ações estão intimamente relacionadas com os atributos de sua marca, quando ela tem um bom desempenho e quando gera satisfação real. Dar um pouco a mais do que o aluno espera também faz parte de uma boa estratégia de fortalecer a imagem da escola.

As escolas particulares dependem da receita gerada pelo pagamento de mensalidades. Assim, quanto maior o número de matrículas maior será o lucro e melhor será o serviço prestado. Por isso a necessidade de tornar a imagem da marca sedutora e objeto de desejo dos seus alunos e futuros alunos.

Algumas dicas para começar a entender a imagem da sua marca:

1) Identificação: Quem é você
2) Significado: O que você é
3) Respostas: O que penso de você
4) Relacionamentos: Que relação quero com você

Pense nisso e invista no futuro da sua Instituição!

Luciane Chiodi

quarta-feira, setembro 12, 2007

Começa a época de retenção e captação de alunos

Já estamos em setembro! E a época das matrículas já está aí.
O que estamos vendo são muitas escolas que apresentam um quadro desanimador em seus números de matrículas e também um grande número de alunos transferidos para outras instituições.

Mas o que possível fazer para reverter esse quadro?

Antes de tudo as Instituições de Ensino precisam estar muito bem preparadas para essas ocasiões. Ter uma boa reputação, ser bem dirigida, prestar serviços de qualidade. Além disso, estar antenada com o que está acontecendo ao seu redor e acompanhar as mudanças do mercado.

Oferecer um currículo atraente, ter um relacionamento muito estreito com seus alunos de forma que eles se sintam em casa. Oferecer produtos diferenciados como: período integral, saídas programadas para feiras culturais, exposições, teatro e prestar serviços para a comunidade.

Depois de perceber que a instituição já possui todo esse perfil, partir para uma estratégia bem definida, onde listarei algumas ações que podem ajudar a aumentar o número de matrículas:

- perceber o design da instituição (se as cores estão todas iguais, se o logotipo da escola é sempre o mesmo, se os pôsteres, panfletos, e materiais explicativos estão coerentes com os atributos da sua escola.

- distribuição desses materiais para os lugares selecionados (se for uma instituição de ensino superior para alunos concluientes do segundo grau) se for escola de ensino fundamental e médio para as empresas da região e também para os endereços de pessoas que já foram visitar o colégio.

- distribuir esse material para ex-alunos (para mantê-los informados sobre a instituição e também para possíveis indicações)

- Ligar para as pessoas que demonstraram interesse e não efetivaram a matrícula

- Outra estratégia bem interessante é a escola fazer um cadastro com a data de aniversário dos ex alunos e dos alunos atuais e mandar um cartão ou mesmo um brinde (isso fortalecerá o relacionamento e o carinho pela instituição)

- outra estratégia bem maluca seria levar os alunos uniformizados, com as camisetas das escolas para exposições. Em São Paulo, ocorre exposições o tempo inteiro e em todo lugar e geralmente são gratuitas. Além de fazer com que seus alunos aprendam bastante ela estará levando sua marca a outros lugares e mostrando para outras pessoas.

- contratar orientadores educacionais para fazerem visitas a escolas de educação infantil.

- contratar orientadores educacionais para fazerem visitas a escolas de ensino médio (no caso de faculdades)

- eventos no campus

- entrevistas, palestras e treinamento profissional

Mas o que é mais importante numa instituição de ensino, seja ela uma instituição de ensino infantil, fundamental, médio ou superior é o seu relacionamento.

Manter, ou seja, reter os seus alunos de uma forma que eles se sintam bem e desenvolvam um apego emocional com ela é a melhor estratégia. Focar no Marketing de Relacionamento pois além de evitar a evasão escolar é possível trazer novos alunos através do marketing boca a boca.

Uma desistência significa muita perda para uma escola, pois além de perdas financeiras também leva a um enfraquecimento da imagem institucional, ainda mais se o aluno sair descontente com a instituição.

Problemas financeiros são as maiores causas de desistência nas escolas. E esse problema deve ser contornado da melhor forma possível. Novas possibilidades deverão ser criadas para que esse aluno permaneça. Lembre-se de que uma situação difícil pode não durar para sempre.

E é isso! Aproveite esses meses que faltam para verificar como está o seu marketing de relacionamento e aproveite as dicas para iniciar o ano letivo com a corda toda.

Luciane Chiodi

Case Barack Obama - Marketing Viral e Redes Sociais

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