sábado, outubro 07, 2006

Marca Educacional: Branding e educação


Como o Branding pode ajudar as instituições de ensino a sobreviver num mercado tão competitivo quanto o da educação no Brasil?

Nos últimos anos ocorreram muitas mudanças envolvendo a educação no Brasil. Muitas instituições de ensino foram criadas, novos cursos lançados no mercado, assim como aumentou a oferta do número de vagas. Como consequência a concorrência entre as instituições tornou-se acirrada, levando os dirigentes a buscarem novas formas de gestão.

O que me levou a perceber que, se algo não for feito para fazer a diferença entre essas instituições de ensino, que oferecem os mesmos tipos de serviços (certificações, laboratórios, salas de aula, corpo docente, etc...), elas estarão fadadas a fecharem as suas portas.

O diferencial está na marca. Além de oferecer produtos ou serviços de qualidade, há que desenvolver uma estratégia que tenha o foco na marca. Criar uma marca forte, emocional e que seja objeto de desejo é a única forma de conseguir sobreviver nos dias de hoje.

Uma marca não é em hipotese alguma somente um logotipo. A marca é a alma da instituição. Ela é a definição clara e precisa de sua identidade e de seu posicionamento de mercado, além de expressar os seus diferenciais competitivos. Por exemplo, não adianta a marca institucional se apresentar como tradicional e oferecer um curso totalmente inovador, ou vice versa.

Uma marca forte passa as principais informações acerca dos atributos inerentes a uma instituição e elimina em grande parte a necessidade de obter maiores informações antes de se optar por alguma. Isto porque, ao tomar contato com a marca já trabalhada, o aluno potencial associa mentalmente todas as características positivas dos serviços prestados pela instituição.

Portanto, investir na marca não é apenas uma estratégia, mas uma prioridade a ser trabalhada, para que as instituições consigam se manter atuantes nos dias de hoje.

por Luciane Chiodi

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